
VOCÊ PROCURA EXPLICAÇÃO PARA TUDO?
Muitas coisas em nossa vida jamais serão explicadas, e nem devemos procurar explicações para tudo ou tentar entender tudo.
Procurar olhar a situação por um outro ângulo se faz necessário sempre.
Aos 5 anos de idade, obviamente minha visão naquela situação era limitada, hoje voltando em pensamento naquele lugar, indo debaixo daquele pé de goiaba, dentro daquela pequena cabana, visualizando aquele fogão a lenha, quase que tocando no colchão de palha, eu posso me ver inclinada para baixo do fogão e empurrando aquela tábua e passando por aquele pequeno espaço entre uma tábua e outra, meu Deus, como essa minha pequena prisão me livrou de coisas horrivelmente maiores, será que o abuso debaixo daquele pé de goiaba teria ficado em toques, será que eu estaria viva hoje aqui escrevendo?
Que tipo de acidente teria acontecido comigo em meio aqueles arbustos que eu gostava de brincar?
O que teria acontecido com Teresa e Rubens caso eles pegassem o vizinho abusando de mim?
Rubens não ia deixar barato, e Teresa ?
Ah! Se tem uma coisa que eu me lembro muito bem, era que ela era muito brava e violenta comigo, mas muito pior com quem tocasse em mim.
Me lembro de um dia que uma amiga dela me obrigou a comer tomate, foi uma confusão! Até hoje não sou lá chegada a tomate, mas amo aqueles tomates cereja azedinho, sempre tinha um desses plantados no quintal, quando estavam maduros ela fritava com cebola e comíamos com ovo e pão., Hoje eu faço igual, como do jeito que ela me ensinou naqueles dias, acho que essa e uma das poucas boas lembranças que tenho de nos duas.
Essas pequenas lembranças me ensinaram e continuam me ensinando a olhar Teresa por um outro ângulo, e me ajuda no dia a dia a escolher de qual ângulo eu quero olhar.